SELENIUM RC




SELENIUM RC

Selenium RC uma ferramenta baseada em código JavaScript, traduzindo comandos dinâmicos para ações em paginas WEB.  
Com o dinamismo de mercado empresas de desenvolvimento tem utilizado todas as soluções possíveis para se tornarem competitivas, com promessas de redução de prazos e qualidade final de produto. Para isso é necessário exaustão de testes partindo do inicio dos requisitos até a entrega final, porem testes e profissionais de teste são caros e susceptíveis a falhas  a automação vem para substituir uma parte desse processo, conivente a repetição, exaustão geração de massas entre outras utilidades.
Automação de testes vem ganhando cada vez mais espaço, e ferramentas de testes vêm ganhando cada vez mais calibre a fim de atingir eficiência simulando com perfeição ações humanas com a vantagem de agilidade e assertividade.
Para nós analistas (Criadores de automação) não é tão simples a manipulação dessas ferramentas, cabe a nós a expertise para dar autonomia e inteligência de processo para nosso trabalho de acordo com a necessidade.

Esse material ilustrará inúmeras funcionalidades que utilizaremos e aperfeiçoaremos, utilizando Java e Selenium RC.

Por um longo período o Selenium RC (Remote Control) foi o “carro chefe” no que se refere à automação de testes WEB pela sua diversidade de linguagens de programação e a flexibilidade para quase todos os navegadores. A pesar de não ser mais a principal ferramenta Selenium, hoje é uma das soluções mais completas em funcionalidades e cobertura para automação mantendo suporte e manutenção para suas principais linguagens (Java, JavaScript, Ruby, PHP, Python, Perl e C #).
Em 2004 Jason Huggins desenvolveu uma solução baseada em JavaScript que traduzia alguns comandos para a linguagem nativa de browsers “HTML” permitindo assim conduzir ações a pagina WEB.
O Selenium RC funciona com o seguinte conceito:
.Comandos são criados partindo das linguagens (Java, JavaScript, Ruby, PHP, Python, Perl e C #).
.O Servidor Selenium, baseado em (JavaScrip, Java e outras linguagens) atua como um proxy traduzindo os comandos em ações compreendidas pelos browsers.

.O serviço atua sem problemas nos sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac OS).




       Com o passar dos anos essa solução foi se tornando defasada, no sentido de testes exploratórios, plataformas mobile e a dependência do Servidor Selenium, para seu funcionamento.
O Google um dos grandes exploradores da solução (Selenium RC) se uniu ao criador do Selenium (Jason Huggins) e em 2006 iniciaram o projeto (Selenium WebDrive), a grande proposta do Selenium WebDrive é uma melhor integração com o código nativo do Browser e a pagina Web, proporcionando assim ao testador mais velocidade na execução do teste e captando detalhes mais profundos e característicos da aplicação sendo testada e a integração da mesma com o navegador.
Hoje o Selenium WebDrive é uma ferramenta em constante desenvolvimento e a pesar do sucesso e abrangência ainda não possui suporte para todas as linguagens sua principal característica hoje é a independência do (Servidor Selenium) para a execução e a integração com testes em sistemas operacionais Mobile como Android,IOS entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário