SELENIUM IDE

SELENIUM IDE

       O Selenium IDE (Integrated Development Environment) é uma ferramenta muito útil para a elaboração dos casos de teste, pois possui funcionalidades que dispensam o manuseio direto com o código fonte da pagina tornando ágil e pratica a elaboração de um caso de teste. O mesmo é um Plugin Free para o Navegador FireFox , podendo ser integrado facilmente pelo Link a baixo:

1     
          -      Copie o link.
2            
          -      Cole direto na barra de endereço do Firefox.


        Ele possui uma grande diversidade de comandos de validação, armazenamento de evidencia e manipulação das paginas WEB, mesmo com essa gama de funcionalidades o Selenium IDE não é tão completo, por ser limitado ao navegador que o acolhe “FireFox”.

Para esse guia utilizaremos o Selenium IDE para gravarmos os passos para nossa automação. Na parte superior da ferramenta existe um botão vermelho (REC),  após ser ativado todos as ações que for executadas na pagina WEB será gravada em um Script em HTML.


  Conforme a sequencia de ações o script vai se estruturando conforme ilustração abaixo:


Após criar o teste, clique em “Arquivo (F)” - > “Exportar Teste Como...”  ->  ”Java / JUnit 4 / Remote Control”, conforme ilustração abaixo.


O processo acima ira gerar um arquivo com a extensão (. java) que utilizaremos em breve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário